Este foi um projeto delicioso. Quem é que não se apaixona pela obra de Clarice Lispector?
Com as crianças não é diferente.
Escolhemos o livro " A vida íntima de Laura" que retrata as maluquices de uma galinha nada convencional. Nesse livro clarice conta a biografia de Laura.
- Para começar eu conversei na rodinha sobre a importância dos registros diários no nosso dia-a-dia, exemplificando com as cadernetas no caso do professor, no relatório médico para pacientes, na nota fiscal para o comerciante, etc...
Um aluno lembrou que seu pai anota na caderneta todas as placas dos motoristas que estão no lugar errado, pois seu pai é guarda de trânsito.
2. Assistimos um vídeo sobre memórias e lemos várias biografias entre elas algumas inventadas por mim, como biografia de uma penca de bananas, biografia de vários super heróis como ben 10,etc;
3. Aprendemos as reconhecer as marcas textuais de uma biografia e depois fomos apresentados a biografia de Clarice Lispector;
4. Fizemos vários trabalhos e exercícios com a biografia de Clarice;
4. Fizemos vários trabalhos e exercícios com a biografia de Clarice;
5. Escolhemos o livro "A vida íntima de Laura" para ser lido após uma votação;
6. A cada dia a professora lia um trecho do livro e deixava os alunos com gosto de quero mais ao deixar no ar as cenas da próxima leitura.
No final era sempre um "AHHHHHH pró, conta o resto!"
7. Ao concluir a leitura, iniciamos a reescrita do livro incluindo nossas opiniões;
8. Começamos nossa reescrita fazendo a nossa própria biografia com a ajuda dos pais e reescrevendo cada cápitulo do livro com uma ilustração;
9. Ao concluir a reescrita, escrevemos uma peça de fantoches (construidos por nós) baseada no livro, que foi apresentada no dia da culminância do projeto.
Vale ressaltar que cada turma da escola ficou com um gênero literário para trabalhar.
10. No final, dei a cada aluno um diário para eles começarem a escrever sobre sua própria estória.
obs: a idéia de juntar o diário ao projeto veio para estimular também a Guilherme, um garoto que se recusava a escrever porque achava muito chato.
Até hoje ele escreve sem parar...
"Renda-se como eu me rendi.Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei.Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." (Clarice Lispector)
Foi fascinante mergulhar no mundo de Clarice!
Aqui são trechos de textos dos meninos onde eles falama da relação que estabeleceram com a escritora a partir do projeto.