sábado, 8 de outubro de 2011

Região Nordeste, um tema maravilhoso para AULAR

Aqui vão algumas sugestões para você trabalhar com este maravilhoso tema Este foi o mural que fiz sobre a região nordeste. Dei enfoque as feiras nordestinas, a literatura de cordel e a xilogravura.





O que é que o nordeste tem ????


Estudar sobre o nordeste estando aqui na Bahia é tudo de bom. Espero que estas postagens ajudem a vocês nas suas aulas também.





Não, não são cartões postais. Estas são fotos que tirei de uma aula de campo, onde fomos ver de perto algumas maravilhas do nordeste.






Fomos ao Pelourinho, Praça da Sé, visitamos museus e fomos almoçar no Senai, onde experimentamos as delícias da culinária baiana.

















No colégio também degustamos as maravilhas da culinária nordestina...hummmmmmmmmm













Contamos com a participação especial do professor Ychê que nos brindou com uma belíssima demosntração das manifestações culturais do nordeste: a capoeira.



No final, tudo acabou numa roda de capoeira.










Eu e Gemima, usamos papel metro e tinta guache para recriar uma cidade do interior do nordeste:


Recriar o ambiente das feiras nordestinas, deu trabalho. Mas eu e minha colega de turma, Gemima, conseguimos a colaboração da educação infantil (que nos doaram alguns bonecos da decoração da festa junina) e da biblioteca (que nos doaram uma ambientação de interior de cômodo da roça nordestina) o que deixou a nossa feira ainda mais realista.











Estudar a região nordeste é algo maravilhoso, não só porque temos um vasto conteúdo a explorar, como também porque aprofundamos a nossa identidade cultural.


Estudar a literatura de cordel e a vida cultural das feiras nordestinas nos fez refletir muito sobre o papel do nordeste na produção cultural do nosso país.






CURTIMOS A ARTE NORDESTINA Estudamos a XILOGRAVURA e fizemos uma oficina.
Usamos placas de isopor (que vem com frios nos supermercados) para fazer a xilogravura.



Basta você ou o aluno fazer o desenho que quiser no isopor e depois preencher com tinta guache preta. Em seguida precione no papel e obtenha a imagem da sua xilogravura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário